Um pouco sobre

Pilates

O Pilates

O que é diferente
neste método?

Criado pelo alemão, Joseph Hubertus Pilates, o método é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural.

  

Com aproximadamente 500 exercícios realizados em solo ou em aparelhos, desenvolve o corpo uniformemente, por meio do controle e consciência dos movimentos. Os exercícios são realizados com menos repetições e de maneira eficiente, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo.

Devido à necessidade de se concentrar durante a execução dos exercícios, é garantido ao praticante atingir a postura desejada, sentir-se mais consciente das funções musculares e ainda controlá-las mais adequadamente.

  

Um outro aspecto muito positivo é a rapidez com que os resultados começam a aparecer, pois 20(vinte) sessões, em média, já são suficientes para que as dores diminuam e os músculos se fortaleçam.

Alguns Equipamentos utilizados

Alguns equipamentos

reformer

O Reformer foi um dos primeiros aparelhos de Pilates a ser utilizado pelo próprio Joseph Pilates e pode-se dizer que é o equipamento mais famoso atualmente nos estúdios de pilates.

cadilac

O Cadillac é um aparelho completo, com acessórios como o trapézio, barras e mecanismos com mola. Alguns exercícios no Cadillac podem utilizar a gravidade para aumentar a intensidade dos movimentos.

chair

Apesar do nome, a Chair (cadeira) realiza também vários exercícios em pé. Também conhecido como wunda chair e low chair, a Chair é também um equipamento original de Joseph Pilates.

wall tower

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris .

ladder barrel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris .

step barrel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris .

tipos de pilates

Qual a diferença?

O pilates pode ser executado de várias maneiras, logo é possível escolher o tipo que mais se adequa aos nossos objetivos.

  

MAT PILATES:
Este é o pilates feito no solo. A prática do exercício é auxiliada por variados materiais, como, rolos, bolas, halteres, faixas elásticas, bosu e magic circles. Os resultados são tão eficazes quanto os que são realizados com aparelhos.

  

STUDIO PILATES:
Neste caso os exercícios são realizados com ajuda de aparelhos, especialmente feitos para este fim. São eles: Cadillac, Universal Reformer, Wunda Chair, Hight Chair, Ladder Barrel, Spine Corrector e Small Barrel.

A diferença dos tipos está no grau de dificuldade, porém, as duas formas trazem resultados excelentes.

  

O pilates com aparelho dá impulso aos movimentos, pois, sua estrutura é feita com molas, ou seja, os aparelhos facilitam os movimentos e o equilíbrio do corpo. É possível dificultar ou facilitar o nível dos exercícios ajustando as molas.

  

Já o pilates no solo exige um pouco mais de esforço, pois, é preciso depender da própria força do corpo para realiza-los. O trabalho é feito progressivamente e traz diversos benefícios ao corpo e a saúde. Por exigir mais esforço do corpo, o pilates no solo traz resultados mais rápidos que os executados com aparelhos, desde que, o pilates com aparelhos seja feito com uma menor intensidade.

Com 8 sessões de pilates meu corpo tornou-se muito mais flexível e ágil, e não sinto mais dores nas costas.

Renato Gabel, 17 anos
Jogador de Handebol

Descobri o Pilates quando estava com o diagnóstico de Fibromialgia. Não queria mais tomar antiinflamatórios, que é de praxe nesses casos. Com Pilates consegui me livrar desses medicamentos e da dor!

Dora Saad, 61 anos
Psicóloga